Novas vagas de curta duração dispensam o uso de cartão da Zona Azul em Umuarama

Novas vagas de curta duração dispensam o uso de cartão da Zona Azul em Umuarama

Foram implantadas em Umuarama cerca de 50 vagas para estacionamento de curta duração. Elas servem para substituir as vagas de farmácia e hotel que existiam na cidade e eram consideradas irregulares pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explica que havia necessidade de regulamentar estas vagas. Agora, estes espaços servem para estacionamento de até 15 minutos, sendo que o condutor deve acionar o pisca-alerta do veículo.

Todas as vagas estão devidamente sinalizadas e nas placas constam todas as informações. A fiscalização será feita pela Guarda Municipal e Polícia Militar – e não pelos agentes da Zona Azul – e irregularidades serão punidas com multa de natureza grave, com desconto de 5 pontos na carteira de habilitação e pagamento de R$ 195,23.

“As vagas que existiam antes eram irregulares, pois de acordo com o Contran não é permitido destinar vagas para particulares. Através do decreto 94/2017 do Executivo Municipal regulamentamos esta situação. Havia esta necessidade, principalmente no âmbito do estacionamento rotativo, de criar vaga para que condutor pudesse fazer uma parada rápida”, explica Dianês.

A diretora diz que conforme houver necessidade mais vagas de curta duração serão implantadas na cidade. “Já retiramos todas as vagas de farmácias e hotéis. Algumas ficaram no mesmo local, outras foram redistribuídas e inclusive implantamos as de curta duração perto de agências bancárias, que era uma necessidade”, salienta.

Aviso prévio

Dianês destaca que os proprietários de farmácias foram reunidos no início do ano e informados sobre a alteração. “Houve uma resistência inicial por parte de um ou dois empresários, mas todos vão ver que agora vai funcionar muito melhor. Antes algumas pessoas se aproveitavam destas vagas, paravam o veículo o dia todo, pois não havia fiscalização. Agora as vagas estarão disponíveis efetivamente para clientes de qualquer empresa”, finaliza.

FONTE: O BENDITO

Deixe seu Comentário