Vereadores propõem que Passe Livre seja ampliado para mais estudantes

Vereadores propõem que Passe Livre seja ampliado para mais estudantes

Os vereadores Mateus Barreto e Deybson Bitencourt protocolaram um projeto que altera a atual Lei do Passe Livre em Umuarama. A intenção deles é ampliar o leque de beneficiários, incluindo estudantes do ensino médio, técnico e profissionalizante que estudem e residam na cidade.

Atualmente o benefício é concedido aos acadêmicos do ensino superior. O Passe Livre garante a gratuidade tarifária nos veículos do sistema de transporte coletivo urbano.

Bitencourt explica que os coautores já receberam inúmeras reivindicações da comunidade com relação a este pleito, o que motivou a elaboração do projeto.

Barreto cita como exemplo de beneficiários, caso a lei seja aprovada, os estudantes do IFPR (Instituto Federal do Paraná). “Eles têm dificuldade para se deslocar até a rodovia e mesmo com 50% de desconto na passagem, que já é garantido por lei, a maioria é estudante baixa renda, que ainda acabam tendo que pagar refeição no câmpus. Então nós vimos que em alguns casos pagar a passagem se torna um empecilho para as pessoas buscarem uma melhor formação”, destaca.

Outra alteração proposta no projeto está relacionada com a obrigatoriedade do beneficiário possuir título eleitoral em Umuarama. “Entendemos que isto dificulta a obtenção do benefício, pois muitos estudantes vêm de outras cidades e precisam comprovar um período mínimo de residência de três meses no novo domicílio para a transferência. Desta forma acabam não conseguindo o passe livre rapidamente”, explica Barreto.

 

FONTE: O BENDITO

Deixe seu Comentário