Pais ajudam a definir o melhor horário de funcionamento para escolas e CMEIs

Pais ajudam a definir o melhor horário de funcionamento para escolas e CMEIs

O horário das unidades educacionais em Umuarama é definido pelas próprias unidades em conjunto com os pais e  APMFs, em conformidade com a realidade de cada ambiente escolar em que as escolas e CEMEIs estão inseridas.

"A carga horária é de duzentos dias letivos e os horários são fixos e idênticos em todas as escolas, por conta da realidade de cada local onde funcionam." explicou a secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari.

O horário de funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)  que atendem berçários, maternal I e II, pré 4 e 5, e nas escolas municipais atendem das 8h às 17h, com abertura dos  portões em horários diferenciados, de acordo com a realidade de cada bairro.

No período da tarde, das 17h às 18h15, existe o Programa de Atenção Dobrada, que atende as crianças  que os pais ou responsáveis trabalham e necessitam desse horário de extensão.

"Para a criança poder se beneficiar deste Programa é necessário que os pais ou responsáveis façam a inscrição na própria instituição em que a criança estuda, cabe aos responsáveis apresentar documentos comprobatórios para a análise e aprovação pelo órgão responsável" orienta a secretária.

Nos distritos administrativos do município (Serra dos Dourados, Santa Eliza, Lovat e Roberto Silveira) o horário de funcionamento dos CMEIs é igualmente organizado para atender às particularidades da comunidade.

"Nas reuniões com pais e professores, são observadas as necessidades de cada local, pois às vezes uma realidade é diferente da outra.As unidades buscam formas de suprir as necessidades da maioria, para que a permanência das crianças nas escolas e CMEIs transcorram da melhor  maneira possível", reforçou a secretária.

Nas escolas municipais, continua Maria Clory, o horário de funcionamento no período da da manhã é das 8h às 12h e no período da tarde, das 13h às 17h. "Em algumas unidades, por solicitação da comunidade escolar,  as aulas se iniciam às 13h15 e terminam às 17h15, mas tudo definido de acordo com as famílias e a comunidade escolar."

Deixe seu Comentário