No primeiro dia de mudanças da Zona Azul, população ainda tem muitas dúvidas

No primeiro dia de mudanças da Zona Azul, população ainda tem muitas dúvidas

Entraram em vigor nesta quinta-feira (1º) algumas alterações no funcionamento do estacionamento rotativo de Umuarama. As mudanças foram divulgadas através do Decreto 094/2017, assinado pelo prefeito Celso Pozzobom, no último dia 27 de maio.

A partir desta quinta-feira foi acrescentado prazo para a tolerância após o vencimento do horário do cartão. Desta forma, os usuários que utilizarem o cartão de 30 minutos, poderão permanecer na vaga por mais 10 minutos. Já os motoristas que fizerem uso do cartão de 1 hora ou mais – com limite de 2 horas para a mesma vaga – poderão permanecer estacionados por mais 20 minutos.

De acordo com o decreto, o cartão de 10 minutos, que é entregue gratuitamente pelos orientadores de trânsito e serve para paradas rápidas, continua valendo (ele não pode ser usado após o cartão de 30 minutos ou 1 hora e também não deve ser intercalado com os mesmos).

As vagas de curta duração em frente aos hospitais passam a ser de 30 minutos. O prazo para regularização (pagamento da notificação, que atualmente é de R$ 16,00) passa a ser de até 10 dias consecutivos. Antes este prazo era de cinco dias úteis.

Uma orientadora consultada por OBemdito informou que nesta primeira manhã de alteração ainda restavam muitas dúvidas aos usuários do sistema rotativo de trânsito. Ela explicou que estava explicando aos condutores os novos horários.

Darci Pedroso era uma das motoristas que desconhecia as novas regras. Ao estacionar na avenida Rio Branco ela foi informada sobre a tolerância após o vencimento do cartão e gostou da novidade. Moradora em Alto Piquiri, Darci explica que frequentemente vem para Umuarama e nesta quinta acompanhava uma familiar em uma consulta médica.

“Como minha sogra está fazendo alguns exames e não tinha vaga perto da clínica, tive que deixar o carro longe. Coloquei o cartão, mas a gente fica com receio e o tempo todo olhando a hora para não levar multa. Acredito que este horário maior será bom, pois dá mais tranquilidade”, comentou.

Aos sábados

O mesmo decreto estabelece que algumas vias onde há cobrança da Zona Azul passarão a ser isentas aos sábados. A nova regra vale a partir deste sábado, dia 03 de junho.

Deixe seu Comentário