ANO LETIVO 8,6 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Umuarama nesta segunda

ANO LETIVO 8,6 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Umuarama nesta segunda

Nesta segunda-feira (10), cerca de 8,6 mil alunos retornam para as 42 escolas e centros de educacionais onde a prefeitura de Umuarama oferece educação infantil, ensino fundamental (séries iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na semana passada, cerca de 800 professores e gestores escolares tiveram um grande encontro no centro de eventos Kaskata. O Encontro de Estudos e Planejamento Docente começou com um café da manhã para os professores e apresentação artística com o grupo Corpo e Movimento, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

O prefeito Celso Pozzobom deu as boas vindas aos professores e disse que o município tem feito de tudo para garantir boas condições de trabalho aos profissionais e um ambiente saudável para os alunos. “Isso é fundamental para o aprendizado, além do planejamento das aulas, da qualificação e do reconhecimento aos profissionais”, afirmou. 

A secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, convidou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, para orientar os professores sobre os cuidados com a dengue tanto no ambiente escolar quanto em suas casas e nas casas dos alunos.

“O combate ao mosquito da dengue precisa virar um hábito, um costume para a população. Se não dermos a devida importância a esta questão, a situação tende a piorar e Umuarama poderá enfrentar uma epidemia. A doença traz muito sofrimento e pode levar à morte, mas é facilmente evitável se cada um cuidar da limpeza do seu quintal e eliminar tudo que possa acumular água. Sem mosquito não tem dengue”, resumiu. 

Os professores tiveram um momento com a psicóloga do Programa Família Acolhedora, Gesica Aparecida Giopato Piraccini, sobre escuta qualificada, e uma palestra com a professora Angélica Domingues, que nos ajudou a implantar o Clube do Saber, além de dois sorteios de brindes.

“Nós mostramos os resultados do clube e também apresentamos depoimentos de uma mãe e de um aluno, para mostrar como esta atividade está mudando a vida de muitas crianças”, disse Mauriza Lima. 

Por fim, os professores foram orientados sobre um projeto em parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), pela qual experiências educacionais de sucesso poderão ser documentadas de forma científica para aprendizado e aproveitamento por outros profissionais. 

A preparação para a volta às aulas terminou com trabalho interno nas unidades educacionais, reuniões administrativas e pedagógicas e a organização do trabalho pedagógico (planejamento semanal).

 
 

Fonte: Assessoria/PMU

Deixe seu Comentário