Colheita de cenoura e beterraba surpreende em propriedade de Umuarama

Colheita de cenoura e beterraba surpreende em propriedade de Umuarama

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e o prefeito Celso Pozzobom acompanharam a colheita de cenoura e beterraba em uma propriedade do distrito de Santa Eliza, na última semana. Eles elogiaram a ótima produtividade obtida pelo agricultor Domingos Pereira, que aproveitou o apoio do município e cultivou 2 mil m² com cenouras – que renderam mais de 2 toneladas – e 2,5 mil² de área com beterrabas, que resultaram na produção de mais de 6 toneladas. 

Domingos Pereira teve o apoio da Secretaria de Agricultura na parte de assistência técnica, com o acompanhamento do agrônomo Márcio Rezende, sementes subsidiadas e pode utilizar a plantadeira de tubérculos do município. Ele é um dos seis pequenos agricultores que estão cultivando tubérculos com a orientação técnica e o apoio da Prefeitura. 

“São produtores que servem de modelo para quem está interessado nesse cultivo. A cenoura, a beterraba e outros tubérculos produzem muito bem em nosso tipo de solo, se tiverem a atenção necessária, e é isso que estamos oferecendo. Os resultados são muito satisfatórios”, avaliou o diretor de Agricultura e Pecuária do município, Vinícius de Oliveira Chimenez. 

O agrônomo Márcio Rezende apontou que com esse projeto-piloto a Prefeitura quer estimular outros produtores a reservarem uma área de suas propriedades para o cultivo de tubérculos. “A maior parte desses produtos consumidos em Umuarama vem de fora. Este é um mercado promissor para os nossos agricultores, mas precisamos avançar passo a passo, minimizando os riscos e adquirindo conhecimentos para aproveitar bem essas culturas”, disse. 

O prefeito Celso Pozzobom avaliou que, com assistência técnica, os incentivos oferecidos e a dedicação do produtor, Umuarama pode vir a se tornar referência na produção de tubérculos. “Temos clima favorável, solo adequado – com as devidas correções – e produtores muito dedicados, que fazem a diferença. Com o avanço deste programa, lançado pela Prefeitura no ano passado, nossa cidade pode se tornar um ponto de referência no interior do Estado e os resultados vão ajudar a desenvolver a nossa agricultura. Temos visto que a produtividade é muito boa, mesmo em pequenas áreas”, apontou o prefeito. 

A maior parte da produção de cenoura e beterraba do agricultor foi vendida para a merenda escolar e o restante vem sendo comercializado através do Sacolão do Produtor, um canal de comercialização de produtos hortícolas adquiridos dos produtores do município por meio da Cooperu (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama).

Fonte: Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu Comentário