Aplicação de multas de trânsito aumenta assustadoramente em Umuarama

Aplicação de multas de trânsito aumenta assustadoramente em Umuarama

Com a rescisão do contrato com a empresa concessionária que administrava o sistema de estacionamento rotativo de Umuarama, coube à Guarda Municipal aumentar a fiscalização do trânsito na cidade. Principalmente com relação às vagas especiais – curta duração, idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga e motocicletas, por exemplo.

Basta transitar por alguns momentos pela avenida Paraná, por exemplo, para ver que muitos motoristas não estão respeitando as regras de trânsito. E nas redes sociais também são incontáveis as reclamações.

De acordo com o inspetor Thiago, da GM, houve um aumento de mais de 260% nas ligações denunciando veículos estacionados de forma irregular. E as autuações subiram cerca de 1.000%.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a “Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) vem registrando aumento significativo no volume de notificações emitidas pela Guarda Municipal nas áreas onde o estacionamento é regulamentado, no centro da cidade, apesar da ampla sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas pintadas no asfalto). Muitos condutores de carros e motos não têm respeitado o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e estacionado de forma irregular ou em vaga inapropriada, após o fim da Zona Azul”.

“No comparativo entre os 10 primeiros dias de março e o mesmo período em abril, após o fim da cobrança do cartão de estacionamento, houve aumento de mais de 260% nas autuações que resultam de atendimento a chamadas efetuadas pelo telefone 153, além de um grande número de multas aplicadas durante as rondas de rotina das viaturas”.

Finaliza informando que “a orientação dos gestores é que os motoristas respeitem a sinalização, especialmente quanto a ocupar indevidamente vagas de curta duração, de carga e descarga e aquelas reservadas a idosos e pessoas com deficiência”.

Vagas devem ser respeitadas

Apesar de não haver mais a necessidade de utilizar os cartões do estacionamento rotativo – pelo menos por enquanto – as vagas especiais devem ser respeitadas.

Os condutores de veículos que trafegam por Umuarama devem observar e obedecer a sinalização indicativa, respeitando o tempo de parada determinado para as vagas de curta duração, respeitar vagas especiais reservadas para idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga, as vagas destinadas a motocicletas e também os horários de circulação de determinados veículos.

As placas indicando cobrança pelo estacionamento serão retiradas. Porém, a Guarda Municipal segue fiscalizando a utilização correta do estacionamento conforme a sinalização. A destinação das vagas especiais é válida por 24h.

Fonte: O Bemdito.

Deixe seu Comentário