Associação dos Fibromiálgicos pede apoio de vereadores para cumprimento da lei

Associação dos Fibromiálgicos pede apoio de vereadores para cumprimento da lei

Membros da Apafibro (Associação Paranaense dos Fibromiálgicos) estiveram na última quarta-feira (6) na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Umuarama, para tratarem de assuntos pertinentes à associação. Na ocasião, os vereadores Deybson Bitencourt, Jones Vivi, Ana Novaes e os representantes dos vereadores Noel do Pão e Mateus Barreto estiveram presentes e foram unânimes em reforçar o apoio à Apafibro.

Entre os assuntos discutidos, um é o que tem deixado a associação em alerta está relacionado com a emissão das carteirinhas para os portadores de fibromialgia e que dá direito à filas especiais em bancos e casas lotéricas.

O assunto foi levado para a Secretaria de Saúde que, de acordo com a Apafibro, ainda não tomou as devidas providências para a emissão das carteirinhas. Diante do impasse, os vereadores se prontificaram a falar com o prefeito Celso Pozzobom para que a lei municipal seja colocada em prática.

A lei

A lei nº 4286, de 13 de julho de 2018, dispõe sobre o atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia, em local que especifica e dá outras providências. O artigo 1º informa que ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicas e privadas, obrigadas a dispensar durante todo horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de ‘fibromialgia’.

No artigo 2º consta que as empresas comerciais que recebem pagamentos de contas deverão incluir os portadores de fibromialgia nas filas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes. O artigo 3º aponta que a identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão expedido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, devendo as demais especificações ser regulamentadas por meio de decreto expedido pelo Poder Executivo Municipal.

A lei é de autoria dos vereadores Deybson Bitencourt, Mateus Barreto e Jones Vivi.

Secretaria de Saúde

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Umuarama informou que na reunião aconteceu a discussão a respeito do laudo necessário para a confecção das carteirinhas.

“Com o laudo a Secretaria terá o respaldo de como vai funcionar a emissão das carteirinhas. Por isso é aguardado o laudo para começar o processo de emissão”, informou a assessoria.

Outros assuntos

Durante a reunião também foram discutidos outros assuntos relativos à Apafibro. Entre eles: local para atender aos pacientes, audiência pública na câmara, reunião com a Secretaria de Assistência Social, contato com a Unipar para possível parceria, convocação da imprensa em geral para alertar sobre a gravidade da doença, contatos com deputados estaduais e federais e a convocação dos portadores de fibromialgia para que entrem em contato com a Associação.

Profissionais da área da saúde que queiram fazer parceria e ajudar a associação podem entrar em contato através dos telefones (44) 98864-3879 com Luiza Lima ou (44) 99908-3469 Nilda do Carmo.

Fonte: O Bemdito.

Deixe seu Comentário