Filhote de jaguatirica encontrado em Iporã se recupera e é solto em reserva

Filhote de jaguatirica encontrado em Iporã se recupera e é solto em reserva

Um filhote de jaguatirica localizado em Iporã no último dia 17 foi solto na natureza, em São Jorge do Patrocínio, após receber cuidados de um médico veterinário. Apesar da expectativa de que ele fosse devolvido ao meio ambiente apenas nesta semana, a soltura aconteceu ainda no sábado (19).

O secretário de Meio Ambiente de São Jorge do Patrocínio, Ronaldo Punzel, explica que na sexta-feira (18) o felino recebeu soro, pois estava desidratado, mas se recusava a comer. Já no sábado a jaguatirica começou a se alimentar. Como ela estava agitada na gaiola e já apresentava melhora significativa, o veterinário que a acompanhava sugeriu a soltura para evitar o estresse do animal.

De acordo com o secretário, o filhote foi solto em uma área de reserva ambiental perto do Parque Nacional de Ilha Grande, em São Jorge do Patrocínio. A opção pela reserva – e não por Ilha Grande – é decorrente da jaguatirica estar habituada a viver em áreas de mata ciliar e fundos de vale. O parque não é considerado ambiente nativo deste tipo de felino.

Ronaldo ressaltou que ele se alimenta basicamente de pequenos animais, como pintainhos, e não representa perigo para as pessoas, apenas de costumar ser um pouco agressiva.

Machucada

A jaguatirica foi encontrada por populares perto da rodovia PR-323, em Iporã, e estava com um olho machucado. Acredita-se que tenha sido atropelada.

O animal foi resgatado pela Defesa Civil da cidade, que acionou o IAP de Umuarama. Os técnicos do IAP tentaram contato com os hospitais veterinários de universidades da região, porém, todos estavam em recesso. A Secretaria de Meio Ambiente de São Jorge do Patrocínio aceitou ajudar e o animal foi levado para o município, onde permaneceu sob cuidados de um veterinário até que estivesse bem para ser solto. O filhote tem entre 7 e 8 quilos e possivelmente se perdeu de sua mãe.

O BEMDITO

Deixe seu Comentário