Casa do Empreendedor disponibiliza crédito e orientação para o MEI

Casa do Empreendedor disponibiliza crédito e orientação para o MEI

A Casa do Empreendedor estimula o fortalecimento e crescimento do MEI (microempreendedor individual), setor importante na economia local. Lá o potencial empresário encontra uma série de serviços, microcrédito e orientações consistentes para um maior entendimento e confiança no processo de empreendedorismo.

No ano passado os atendimentos aumentaram 41% e os serviços (ações executadas) tiveram crescimento de 60% em relação ao mesmo período de 2017. Hoje a Casa tem mais conteúdo para oferecer aos empreendedores, melhorando a confiança neste relacionamento – pois o foco é justamente o fortalecimento destes negócios com treinamentos para gestão, finanças e estratégias (aprender para empreender) e o seu crescimento de faturamento, com acesso a crédito e garantias, acompanhamento de custos, como fornecer para órgãos públicos e migrar para microempresa entre um e três anos.

Quase mil microempreendedores individuais participaram de orientações, oficinas e cursos em 2018, com consultores que auxiliam nas mais diversas áreas. O aumento de formalização de MEI em 48% demonstra a segurança que o empreendedor adquire, com o apoio da Casa.

“A tramitação rápida e com mais informação ao requerente atrai mais empreendedores para a formalização. Nenhum deles sai de lá sem receber informações sobre os cursos disponíveis através da Prefeitura, Sebrae e Fomento Paraná”, lembra o secretário da Indústria, Comércio e Turismo do município, Douglas Bácaro.

Microcrédito

A oferta de crédito ao microempreendedor é feita por várias entidades financeiras, fomentada pela Casa do Empreendedor. A Fomento Paraná e a Noroeste Garantias são grandes colaboradores neste segmento, disponibilizando microcrédito até R$ 20 mil e linhas de crédito de até R$ 1,5 milhão para micro e pequenas empresas, através de parceria entre a Fomento Paraná e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), por meio da Casa.

“As linhas de crédito estão disponíveis. MEI e microempresários interessados devem procurar a Casa do Empreendedor e se informar sobre os critérios, as exigências e o volume de recursos que é possível obter em cada caso, bem como as condições de pagamento e carência. O uso consciente do crédito é um fator importante para a estabilização e o crescimento do negócio, para o planejamento e os investimentos”, acrescentou Douglas Bácaro.

Além disso, a Casa oferece ainda o portal “Compras Noroeste”, com colaboradores treinados e cadastro de empresas que queiram receber licitações por e-mail, para vender aos órgãos públicos; um especialista em gestão de pequenos negócios que atende com horários marcados; parceria com a Unipar (Universidade Paranaense) para o Programa Lacus de acompanhamento de custos para pequenas indústrias ou fábricas; programa PEIEX da APEX Brasil, que prepara indústrias para exportação nas áreas de gestão, produtividade e qualidade, aberto para inscrições, entre uma série de serviços.

A Casa do Empreendedor fica na Praça Hênio Romagnoli, 3.820, ao lado da Aciu – fone (44) 3624-8065 e e-mail casadoempreendedor@umuarama.pr.gov.br

Fonte: O Bemdito.

Deixe seu Comentário