Retirada de guias para matrículas nas creches de Umuarama começa quarta

Retirada de guias para matrículas nas creches de Umuarama começa quarta

A partir desta quarta-feira (16) terá início o processo de efetivação das matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Umuarama. A secretária de Educação, Mauriza Lima, participou de uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (14) para explicar como funcionará o processo.

Após a realização do cadastro no programa Fila Única e divulgação da listagem geral, nesta semana começa o chamamento dos pais ou responsáveis que tiveram os cadastros qualificados para efetivar as matrículas.

Na quarta-feira serão chamados pais ou responsáveis que procuram vaga no Berçário e Maternal I; na quinta-feira (17) a convocação é para o Maternal II e na sexta (18) para o Jardim. Eles serão chamados a comparecer à Secretaria Municipal de Educação, no prédio da Prefeitura, para retirar as guias de encaminhamento para a matrícula no onde a vaga estiver disponível. A retira das guias acontece no horário de expediente da Prefeitura, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Para isso devem levar os documentos que foram colocados no cadastro:

- Certidão de nascimento da criança

- Identidade do pai/mãe ou do responsável

- Comprovante de endereço – preferencialmente conta de luz (se a conta de luz estiver no nome é preciso levar este comprovante e mais algum outro que confirme que a pessoa tem vínculo com aquele endereço).

Mauriza informa que nesta terça-feira (15) a listagem será divulgada em diário oficial e nas mídias sociais da prefeitura (Facebook e Instagram), além de ser disponibilizada em edital na sede da Prefeitura e em todos os CMEIs e escolas. A lista não estará no site da Prefeitura para não congestionar outros serviços.

Confira a listagem: http://www.obemdito.com.br/noticias-umuarama/prefeitura-divulga-listagem-geral-das-vagas-do-programa-fila-unica/22085/

Vagas

De acordo com Mauriza, a Secretaria de Educação irá atender 703 novas vagas, mais entre 50 e 60 vagas através de um convênio com a creche Anjo da Guarda – ainda é aguardada uma confirmação exata da quantidade.

As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma:

Berçário – 39 vagas

Maternal I – 216 vagas

Maternal II – 58 vagas (parcial) e 157 (integral)

Jardim – 76 (parcial) e 157 (integral)

“Daqui duas semanas devemos ter número de crianças que ainda ficará na fila de espera. Com a construção de novos CMEIs, acreditamos que nos próximos dois anos consigamos ampliar mais 300 vagas”, informa. Acrescentando que as crianças que já estavam estudando nos CMEIs tiveram suas vagas automaticamente asseguradas.

A secretária lembra que os cadastros podem continuar sendo feitos. E ressaltou que não há necessidade de os pais ficarem em filas para tentar uma vaga no CMEI. “O programa Fila Única foi criado exatamente para evitar este tipo de situação. Assim que retirar a guia para a matrícula, o pai ou responsável pode escolher o melhor horário – dentro do horário de atendimento – para ir ao CMEI e efetivar a matrícula”, disse.

As aulas terão início em 11 de fevereiro.

O pai ou responsável que não quiser a vaga para onde a criança foi destinada deve procurar a secretaria de educação para renunciar àquela oportunidade e seguir na fila do programa. Caso contrário – se não quiser a vaga e não fizer a matrícula – automaticamente será retirado da listagem e se quiser, terá que fazer um novo cadastro. Quem perder a data para retirada da guia também estará fora da lista do Fila Única.

Fonte: O Bemdito.

Deixe seu Comentário