Fiscalização eletrônica já distribuiu mais de 20 mil autuações em Umuarama

Fiscalização eletrônica já distribuiu mais de 20 mil autuações em Umuarama

Em funcionamento desde maio de 2018, a fiscalização eletrônica implantada em cruzamentos de Umuarama já flagrou mais de 20 mil infrações de trânsito. Isso porque as câmeras apenas indicam irregularidades relacionadas com avanço de sinal vermelho e sobre a faixa de pedestres.

Atualmente são 10 cruzamentos fiscalizados. Quatro deles começaram a funcionar em 18 de maio e os outros seis no dia 18 de agosto. Neste período foram 20.238 infrações, sendo que 77,86% são de avanço do sinal vermelho e os demais 22,14% de parada sobre a faixa de pedestre.

Dianês Piffer, diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans), explica que quando a fiscalização começou a funcionar nos quatro primeiros cruzamentos o número de autuações foi alto. Depois houve uma redução. O mesmo aconteceu na segunda fase – quando os radares passaram a funcionar nos outros seis pontos.

“Conforme os condutores se acostumam com a fiscalização, eles começam a respeitar este cruzamento. O problema é que nos outros locais onde não há fiscalização eletrônica infelizmente não há o mesmo respeito ao sinal vermelho e a faixa de pedestres”, lamenta.

Para a diretora, o que ainda precisa ser mudado é o comportamento do motorista. “Estas 20 mil situações poderiam ter resultado em acidentes de trânsito. E muitas delas resultaram. Infelizmente ainda é muito alto o índice de infrações de trânsito em Umuarama e precisamos mudar a postura do condutor”, comenta.

Imagens disponíveis

Muitos leitores de OBemdito questionam se as infrações realmente aconteceram. Dianês informa que todos os motoristas ou proprietários de veículos que tiverem dúvidas podem procurar a Umutrans e assistir ao vídeo do momento em que a infração é cometida.  

“Temos estas imagens à disposição. São muitas as pessoas que chegam aqui questionando a multa. Muitas vezes elas nem querem assistir ao vídeo, mas nós insistimos. A pessoa acaba vendo a situação, ou seja, a infração, e entende porque foi autuada. Há casos em que pedem até desculpa na hora de sair. Procuramos trabalhar de forma transparente e temos os vídeos para tirar qualquer dúvida”, diz a diretora.

Dinheiro investido

O dinheiro arrecadado com as autuações é depositado em uma conta bancária do Fundo Municipal de Trânsito. Dianês explica que do total depositado, 30% pode ser desvinculado, de acordo com lei federal. Os demais 70% tem que obrigatoriamente ser investidos em trânsito.

Um exemplo deste investimento é a aquisição de novos semáforos no padrão ciclovisual, que serão instalados nos cruzamentos monitorados por câmeras de avanço de sinal e parada na faixa de pedestres, na região central da cidade. São 50 equipamentos adquiridos por meio de licitação, a serem implantados em duas etapas a partir de fevereiro de 2019 nos 10 pontos com fiscalização eletrônica.

De acordo com a diretora da Umutrans, o município está investindo mais de R$ 1 milhão na modernização do sistema semafórico. Também serão substituídos controladores de semáforos, que estão desfasados e apresentam problemas quando há mudança brusca na temperatura – entram em amarelo intermitente ou param de funcionar.

No entanto, Dianês destaca que grande parte das autuações emitidas ainda não foram quitadas. “Nem todas as multas são pagas dentro do prazo. Uma quantidade grande fica como débito no cadastro do veículo”.

Por enquanto não há orientação para instalação de mais pontos de fiscalização eletrônica na cidade.

Pontos fiscalizados

Atualmente estão em funcionamento 10 radares em Umuarama. Os equipamentos servem para fiscalização de avanço de sinal vermelho e faixa de pedestre. Confira a localização de cada um deles:

- Avenida Tiradentes com Presidente Castelo Branco

- Avenida Flórida com Castelo Branco

- Avenida Ângelo Moreira da Fonseca com Praça Oscar Thompson

- Avenida Paraná com Apucarana

- Avenida Manaus com avenida Rio Branco

- Avenida Brasil com Ipiranga

- Avenida Paraná com a Avenida Rio Grande do Sul

- Avenida Paraná com a Rolândia

- Avenida Tiradentes com a Avenida Liberdade

- Avenida Governador Parigot de Souza com a Presidente Castelo Branco

Fonte: O Bemdito.

Deixe seu Comentário