Semana de luta contra Aids terá atividades no Batalhão da PM

Semana de luta contra Aids terá atividades no Batalhão da PM

A campanha preparada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Ambulatório de Infectologia do município, para o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º/12), chega nesta quinta-feira, 29, ao 25º Batalhão da Polícia Militar, que terá uma palestra com o médico infectologista Ricardo Perci, além de testagem rápida para os integrantes da corporação. As atividades acontecem entre as 8h e 11h.

A testagem rápida é gratuita e permite ao interessado identificar a presença de vírus e doenças como sífilis, HIV/Aids, hepatites e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Após uma coleta de sangue, o resultado é liberado em cerca de 30 minutos. A programação foi aberta na segunda-feira, 26, com palestras de orientação e testagem rápida de usuários da Agência do Trabalhador. Foram realizados 168 testes.

Nesta terça, 27, as orientações e testagem rápida foram oferecidas aos usuários do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) durante o dia todo, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Na quinta é a vez da Polícia Militar e na sexta-feira, 30, das 8h às 11h, haverá o encerramento das atividades do Projeto Sexualidade na Escola, com a feira de prevenção de HIV/ Aids e ISTs com alunos do Colégio Estadual Pedro II.

Até 30 de novembro também haverá atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, organizadas pelas próprias equipes e no dia 7 de dezembro (sexta-feira), “Dia D” da campanha, a concentração será na Praça Miguel Rossafa, com orientações, panfletagem e testagem rápida (pela manhã) para a população em geral. As atividades serão realizadas das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

“As orientações tratam de cuidados, prevenção e tratamento das diferentes infecções transmitidas sexualmente, bem como a importância do teste rápido para a pessoa descobrir se tem ou não alguma dessas doenças. A descoberta precoce aumenta as condições de sucesso no tratamento”, explicou a assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento, Maria de Lourdes Gianini. Mais informações no Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Rio Branco nº 4488) ou pelos fones (44) 3906-1033 ou 98457-1044.

Fonte: PMU

Deixe seu Comentário