Novo acesso ao centro da cidade pelo Jardim Espanha recebe calçamento

Novo acesso ao centro da cidade pelo Jardim Espanha recebe calçamento

As obras estão na reta final na futura ligação da PR-323 ao centro de Umuarama, pelo Jardim Espanha. Após a implantação da ponte, onde a Prefeitura investiu R$ 1,2 milhão, dos aterros, galerias pluviais, pavimentação e iluminação em LED, a empresa responsável pela obra está construindo calçadas e plantando grama. O canteiro central está todo gramado e agora é a vez das faixas laterais das pistas.

A Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes terá, neste novo trecho, passeios seguros para os pedestres – ao lado do pavimento, o projeto prevê duas faixas de grama e uma calçada de 1,20 m em paver, somando três metros de largura. O prefeito Celso Pozzobom lembra que a obra é realizada com recursos próprios, desde a ponte até a pavimentação, iluminação e urbanização. Esta fase da obra está recebendo investimento de R$ 1 milhão 119 mil.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, tem acompanhado a obra pessoalmente e explica que o projeto engloba trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape na parte mais antiga da avenida. “Implantamos 420 metros de galerias pluviais, com tubos de 0,60 cm a 1,20 m de diâmetro. O prolongamento que recebeu asfalto novo tem 310 metros de extensão (falta pavimentar apenas uma parte do acesso à PR-323) e outros 880 metros receberam recape”, lembra o secretário.

O projeto prevê 640 m de calçamento em paver (blocos de concreto), sinalização horizontal e vertical (com a instalação de 97 placas) e 2.150 m² de grama. “Vamos arborizar as calçadas com 70 mudas de ipês. Será um novo acesso ao centro, bem sinalizado, um cartão de visitas para quem chegar à cidade por ali”, acrescentou o secretário. O projeto de iluminação tem 1.180 metros de extensão, nos dois sentidos da via.

A Diretoria de Trânsito (Umutrans) já fez as adequações necessárias e implantou semáforo no entroncamento da Ariovaldo Moraes com a Avenida Parigot de Souza, além de reforçar a sinalização e acessibilidade. Para o prefeito Celso Pozzobom, o novo acesso desafogará o grande movimento da Avenida Ângelo Moreira da Fonseca e parte do volume de veículos que chega pela Avenida Tiradentes, pois reduzirá a distância entre a PR-323 e o centro. “Além disso, estamos criando condições para estimular o desenvolvimento da região do Jardim Espanha, que tem potencial e espaços para ocupação residencial e comercial”, completou.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Deixe seu Comentário